na catraca

9.24.2007

Convidados da QUANTA

Rafael Mathé aterrizando sem derrapar na pista virtual do nosso blog preferido. Segunda-feira, final de setembro. É com muito orgulho que hoje eu venho contar que faremos parte do próximo Quanta Convida Quadrinhistas!
Para quem não conhece, a Quanta é uma academia de artes que já se firmou como referência no mercado de ensino de HQ, Ilustração e Artes Visuais em São Paulo
(onde conta com 2 unidades), e também em Porto Alegre (onde conta com 1 unidade). Seu corpo docente conta com profissionais do mais alto nível, como Marcelo Campos, Octavio Cariello, Roger Cruz, Davi Calil entre outras feras da HQ nacional.
A Quanta já mostrou inovação com seu último curso Quanta Convida Ilustradores, nos mesmos moldes deste de HQ, mas com nomes da primeira linha da ilustração nacional. Agora aplica essa ousadia também na área que é sua especialidade. Agradecemos de coração o convite e esperamos todos lá. Para nós é uma honra poder dividir o espaço de nomes de tanta importância nesta área. Abaixo vai o convite:
QUANTA CONVIDA - QUADRINHISTAS - A NARRATIVA E O MERCADO
O curso QUANTA CONVIDA, iniciado com o tema ILUSTRADORES, ganha seqüência com o tema QUADRINHISTAS - A NARRATIVA E O MERCADO.
Desta vez, a QUANTA abre espaço para profissionais de QUADRINHOS em uma série de palestras, workshops e bate-papos com o intuito de abrir um pouco mais a visão e as possibilidades de atuação dentro do mercado de quadrinhos no Brasil e no exterior, assim como informar aos interessados sobre procedimentos legais para registro e proteção de suas obras autorais. Além disso, este novo QUANTA CONVIDA discute, através das diferentes experiências destes profissionais, os muitos estilos e aplicações das ferramentas especificas desta linguagem narrativa, ajudando o aluno a obter um foco mais embasado dentro do direcionamento que ele pretende dar ao seu trabalho, auxiliando em como ele pode e quer ingressar no mercado de trabalho e também o que esperar desta atividade.
Esta edição do QUANTA CONVIDA QUADRINHISTAS - A NARRATIVA E O MERCADO acontece dos dias 1 a 29 de OUTUBRO, sempre às 2ª (segundas-feiras) e 6ª (sextas-feiras), das 19 às 22 hs.
Estes são os CONVIDADOS, DATAS e TEMAS:
IVAN REIS - 1 de outubro (segunda-feira): desenhista brasileiro com contrato exclusivo da DC COMICS e artista de títulos como SUPERMAN, DEFENSORES, LADY DEATH, LANTERNA VERDE, TEEN TITANS, CAPITÃO MARVEL entre outros. TEMAS - Como é trabalhar com o estilo de narrativa dos comics de super-heróis americanos. Quais as características básicas deste estilo narrativo. O que a editora, o editor e o público esperam do artista que trabalha para este gênero específico. Quais os passos que o artista deve dar em direção a atender a estas demandas. Como é o mercado.
ALEXANDRE MONTANDON - 5 de outubro (sexta-feira): diretor da QUALIDADE EM QUADRINHOS, que produz histórias em quadrinhos institucionais (entre outras mídias) para empresas como: INMETRO, PETROBRAS, METRÔ SP, KRAFT, SIEMENS, AVON, VOTORANTIM, PHILIPS, SEBRAE e TAM, entre outras. TEMAS - Como se pensa as histórias em quadrinhos em termos de ferramenta narrativa destinada a atender aos interesses específicos de uma empresa. Como adequar estilos de narrativa e traço a uma função tão especifica. Como é o mercado de trabalho neste segmento.
FABIANA APOCALYPSE e MARCO ANTONIO BARON - 15 de outubro (segunda-feira): ROTEIRISTAS brasileiros que publicam no Reino Unido a série SOLLITARIA, quadrinhos com roteiros autorais, pela editora PRAXIS. TEMAS - Fazer roteiros autorais para o exterior sempre foi considerado um projeto praticamente impossível para todos os que pretender publicar no exterior. Fabiana Apocalypse e Marco Antonio Baron realizaram este feito! Quais os passos dados, as negociações, as dificuldades... a experiência de publicar roteiros autorais fora do Brasil.
EUCLIDES MIYAURA - 19 de outubro (sexta-feira): desenhista de revistas infantis como PATO DONALD, MICKEY, ZÉ CARIOCA, FRAJOLA e PIU-PIU, LULU e BOLINHA, OS TRAPALHÕES, A PANTERA COR-DE-ROSA. Vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo (categoria de melhor desenho nacional - 1989). Atualmente produz quadrinhos para a DISNEY DINAMARCA e HOLANDA . TEMAS - Como se pensa a narrativa de quadrinhos para o publico infantil. Quais as particularidades e exigências deste segmento em termos das expectativas da editora, do editor e do público. Quais os passos que o artista deve dar a fim de aprimorar suas técnicas de desenho e narrativa especificamente para o mercado de quadrinhos infantis. Como é o mercado de trabalho.
Revista Independente O CONTÍNUO - RAFAEL MATHÉ, OLAVO COSTA, PEDRO FELÍCIO e ALCIMAR FRAZÃO, CARLOS T. LEMOS, DALTON CORREA SOARES - 22 de outubro (segundo-feira): os integrantes da revista independente O CONTÍNUO têm se firmado no mercado como representantes do que há de melhor na nova geração de quadrinhistas brasileiros. Publicado desde 2005, O Contínuo se supera em qualidade e compreensão na mídia quadrinhos. TEMAS - Como se pensa o público de uma revista independente. Como se pensa a linha editorial e a linha narrativa. Quais as possibilidades e quais os passos para se crescer na cena independente. Como estruturar uma revista independente. Existe liberdade criativa total em uma revista independente. Quais as portas que se abrem a partir desta publicação.
GABRIEL BÁ e FÁBIO MOON - 26 de outubro (sexta-feira): quadrinhistas brasileiros de maior destaque atualmente no Brasil e nos EUA. Produzem quadrinhos autorais independentes (10 PÃEZINHOS - O Girasol e a Lua, Meu Coração Não Sei Porque, etc - MESA PARA DOIS, entre muitos outros), quadrinhos encomendados para o mercado norte-americano (CASANOVA - Image Comics, THE UMBRELLA ACADEMY - Dark Horse Comics, entre outros), e quadrinhizações de clássicos da literatura como O ALIENISTA. TEMAS - Quais as diferenças em termos de narrativa que existem entre o quadrinho autoral e o encomendado. Como eles pensam narrativa. Quais suas impressões sobre os dois mercados. Como foi a estruturação e o direcionamento de suas carreiras.
MARCELA GODOY - 29 de outubro (segunda-feira): autora do livro O PRIMEIRO RELATO DA QUEDA DE UM DEMONIO (Devir Editora) e das histórias em quadrinhos independentes SETE SEGUNDOS DE ETERNIDADE e SCHEM HÁ MEPHORASH - UMA NOITE EM STARONOVA. Marcela também participou dos álbuns # 2 e # 3 do personagem QUEBRA-QUEIXO, é tradutora dos álbuns da série SIN CITY - A CIDADE PECADO, A DAMA FATAL, A GRANDE MATANÇA, O ASSASSINO AMARELO (Devir Editora) e álbuns da editora PIXEL MÍDIA . Além disso, Marcela tem como atividade principal a administração de direitos autorais de execução pública musical. É Diretora de Distribuição da ASSIM - Associação de Intérpretes e Músicos, entidade fundada em 1978 por Elis Regina e que administra o repertório musical de três mil autores. TEMA - Qual os procedimentos para registro de personagem e marca. Como proteger sua obra autoral. Como funcionam estas leis de proteção autoral. Quais as estratégias usadas por autoras, editores e editoras no novo filão para produção de quadrinhos que surge com força hoje no Brasil: as leis de incentivo.
2 aulas por semana (segundas e sextas-feiras) Cada aula terá a duração de 3 horas, das 19 às 22h.
Certificado ao final do curso. Custo Total: R$ 300,00 Duração: 1 mês Faixa etária: a partir de 15 anos 12 vagas por turma As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Nenhum comentário: