na catraca

6.16.2008

Fado Tropical

Olá a todos,
Após um tempo desaparecido, volta Mathé, o contínuo Além Mar pra contar e mostrar algumas novidades.
Me encontro nesse instante em Paris, cidade luz, sem photoshop e em plena fase de adaptação e incertezas em relação a meus destinos por aqui na Europa.
Mas hoje meu post vem apresentar minha visão de um outro lugar. Um lugar que visitei por 10 dias, terra de meu pai e também de Fernando Pessoa. Pois é, estive em Portugal pra ver se entendia porque navegar é preciso e o que eu tinha de português. Queria saber se podia contar somente com a sífilis, ou se encontrava também um pouquinho de lirismo em minh'alma. E de fato há. Foi uma experiência única.
There's a country for old men. A maior concentração de velhinhos por metro quadrado que eu já presenciei em minha vida. Nada contra, pelo contrário, a favor. Todos senhores e senhoras muito distintos, dominando a rua arrumados e, diferentemente do que dizem os outros turistas, foram extremamente simpáticos comigo. O país é lindo, estive em Lisboa, Porto e em duas pequenas vilas, Baião e Valadares. Lisboa é legal, cidade grande, muito maior do que eu esperava. Amei o Porto, cidade com muito estilo, parece um retrato em branco e preto, e as duas demais cidades são no vale do D'ouro que é um lugar de beleza espetacular, principalmente durante a primavera, quando as flores chamadas Maias dominam toda a serra que margeia o rio.
Deixo a todos dois desenhos que ilustram um pouquinho o que eu pude ver por lá. Um é uma casa portuguesa com certeza, a maioria absoluta das moradias em portugal é como essa representada no desenho. O outro é a estação de trem onde peguei o comboio de retorno do vale do D'ouro até o Porto. Após pegar muita chuva na vila de Baião tive que ficar lá esperando por duas horas até a chegada do trem. Aproveitei então para secar as meias molhadas no tímido sol que se apresentou enquanto fazia este desenho. Por enquanto é isso. Um beijo a todos e espero que em breve possa aumentar a regularidade dos meus posts.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Mathé! Meias secando ao sol em Portugal dão tempo para belos desenhos.. : )

Marioninha do Brasil disse...

E ai, deu certo com Alexis em Paris? Sabia que o apelido dele é carotte? Conta mais coisa!
Um beijo!