na catraca

8.20.2007

Designers of the World United

A arte do post passado (o arco dourado sobre fundo vermelho) foi baseado em um poster de Slavimir Stojanovic, um artista esloveno. Ele criou com seus conterrâneos um projeto intitulado Futro. Confira o trampo que realmente vale a pena. A busca pela exploração do poder da imagem até o talo, que eles fazem, vale muito a pena.

A primeira vez que que me deparei com a imagem, pensei em como em lados tão opostos do mundo, temos problemas com o consumismo. Achei interessante ver como alguém do outro lado do mundo tinha os mesmos problemas que o meu. Ledo engano.

A história do Brasil em nada se parece com a da Eslovênia. A imagem do McDonald's é percebida de uma maneira completamente diferente por lá. Eles eram parte da Iugoslávia. Eles eram comunistas. Eles passaram pelo inferno e o que há mais abaixo em guerras civis e ditaduras. Para no fim das contas ganherem o direito de se esbaldar no consumismo.

A maior influência no trabalho dele são os mestres do design de posters poloneses. Que passaram pela mesma coisa que ele. Que buscaram soluções estéticas para expressar como se sentiam em relação ao mundo que os cercavam. É sempre bom procurar no outro respostas para nossos próprios problemas. As vezes encontramos a resposta a milhares de quilometros de casa.

Mas que fique claro: que a única coisa semelhante nesse caso é que, em São Paulo ou em Ljubljana, Amamos Muito Tudo Isso.

Nenhum comentário: