na catraca

7.05.2010

O primeiro caneco!

Em suas pesquisas sobre a história das Copas do Mundo, Pedro Felicio descobriu um fato interessante sobre as camisas usadas pela seleção brasileira na final do campeonato conquistado na Suécia: que elas haviam sido encomendadas e costuradas dias antes da grande final, já que a anfitriã finalista jogaria de amarelo.

A princípio, pensamos em contar uma história em quadrinhos cujo texto traçasse um paralelo entre a costura das camisas, pelo alfaiate, e a costura das jogadas em campo, pela seleção. Aliás, a própria palavra “texto” vem de “tecer” e está também intimamente ligada, desde a construção da ideia até sua composição tipográfica à ideia de costurar. Uma história que “daria pano pra manga”, e já viria cheia de frases feitas, especialmente por se tratar de uma seleção que “não dava ponto sem nó”.

O projeto foi reestruturado algumas vezes até chegarmos ao formato para Internet. A partir daí, decidimos que O uniforme azul não seria simplesmente uma HQ na web, mas usaríamos alguma especificidade do suporte (no caso, a rolagem vertical) para contar uma história em uma única imagem contínua. A leitura deveria ser rápida e, por isso, todo o texto (exceto por uma breve introdução) foi cortado. Assim, seriam as imagens, e não o mais o texto, as responsáveis por estabelecer o paralelo entre os atos de costurar, de um lado, as camisas e, de outro, as jogadas.

Para chamar a atenção para a cor do uniforme do título, criamos um visual quase monocromático, numa narrativa gráfica que se desenvolve sobre um grande tecido azul. As linhas traçadas pelo alfaiate com giz branco vão formando, gradativamente, as imagens do jogo, enquanto suas mãos recebem um pesado contorno preto que o diferencia das outras cenas. Fotografei meu pai como modelo para o desenho das mãos que riscam, cortam e costuram, num set improvisado, simulando a tábua da alfaiataria com a mesa da sala da minha casa. O tecido fotografado foi usado como textura depois de tonalizado. Todas as imagens desenhadas foram digitalizadas, tratadas, “coloridas” e montadas no Adobe Photoshop CS3.


Os 5 Canecos

Nenhum comentário: